terça-feira, 19 de outubro de 2010

A verdadeira política


Em uma época de tantos escândalos, mensalões, propinas, afirmar que adora política ...
Minha ideia inicial era criar uma ONG, onde as pessoas pudessem aprender e praticar a verdadeira política:
"Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).[1] Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".[2]
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).
“O homem é um animal político[2]”— Aristóteles .” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Política)
Como não tenho a menor noção dos passos necessários para criar e manter uma ONG, resolvi registrar minhas ideias e compartilhá-las neste blog.
Porque palpite?
Ora quem não tem uma opinião para escalação da seleção, para os problemas de trânsito, educação e segurança pública... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário